Sobre Nós

As bases do que hoje é o Núcleo Psicologia, surgiu durante uma conversa entre amigos em uma tarde já distante do ano de 2006.

Questionávamos as alternativas para a prática da psicologia clínica em uma sociedade na qual “fazer terapia”, por um lado, ainda era visto como “coisa de gente louca” e, por outro, como “coisa de gente que tem dinheiro”…

Alguns encontros depois, a ideia de conceber um espaço capaz de conciliar atendimento de qualidade, por um custo acessível a um público mais amplo e, também, funcionar como uma fonte de informação voltada para simplificar o entendimento sobre a Psicologia, ganhou forma e se transformou na primeira “versão” do que seria a Clínica.

Após três anos (e muitos experimentos e tentativas depois), em 09 de março de 2009, o Núcleo Psicologia foi criado para cumprir o objetivo de ampliar e facilitar o acesso ao atendimento psicológico.

O caráter de também funcionar como um centro de produção de informações e divulgação da importância do cuidado com a saúde mental não foi esquecido. Por meio de palestras e produção de textos com conteúdo relevante e linguagem acessível, temos contribuído para uma maior exposição e compreensão da importância da Psicologia.

Como resultado destas ações, foi natural incorporar ao dia a dia dos profissionais envolvidos com a Clínica o aprofundamento de estudos sobre alguns temas sensíveis, como, por exemplo, as questões de gênero e sexualidade, muitas vezes marginalizados pela sociedade. Esta conduta favorece o aprimoramento das práticas para atuar com públicos específicos, além de estabelecer parcerias com profissionais de outras áreas, a fim de proporcionar uma atenção mais ampla aos pacientes.

Uma década depois podemos considerar nossos objetivos alcançados, mas esta não é uma etapa finalizada, é uma etapa que se renova.

Atualmente são realizados em média quinhentos atendimentos mensais, contudo sem perder os princípios que moldaram nossa criação e com o compromisso renovado para ampliar a cada dia um pouco mais dessa história.

Sejam bem vindos !


Luís Fernandes & Amanda Amude