Date:25/04/2016

Gênero e Diversidade

Acompanhamento psicológico voltado para transexuais. Visa acompanhar o paciente durante o período de transição, bem como dar orientação à família, empregadores e outros envolvidos no processo.

Considerando as particularidades de cada paciente, a condução é focada em compreender as demandas que surgem nas experiências familiares, profissionais, sociais e afetivas para fortalecer os recursos pessoais/psíquicos que o paciente dispõe para o enfrentamento das dificuldades próprias de cada etapa da transição.

A estrutura do atendimento, bem como sua condução, é organizada de uma forma flexível, levando em conta as características do paciente, sua rede de apoio, seus recursos psíquicos e, principalmente, sua evolução durante o processo. Desta forma o objetivo principal do trabalho passa a ser o estabelecimento de uma estratégia que tente garantir o menor impacto possível em cada etapa da transição.

O acompanhamento também prevê o encaminhamento para outros profissionais de áreas envolvidas diretamente no processo, como:

Psiquiatra – Para avaliação e, se necessário, medicação para auxiliar no cuidado de transtornos associados como a depressão e a ansiedade.

Endócrino – Para acompanhamento durante o processo de hormonização.

Cirurgião Plástico – Para a orientação referente às alternativas cirúrgicas disponíveis (funcionais e estéticas), visando adequar as expectativas de cada paciente.

Advogado – Para orientação quanto às possibilidades de alteração do nome, bem como outras demandas jurídicas envolvidas.


Compartilhar