Date:26/04/2016

Atendimento On Line

O Núcleo Psicologia aguarda a renovação do cadastro junto ao Conselho Federal de Psicologia para disponibilizar o serviço de Atendimento On Line.

Divulgaremos oportunamente a oferta do serviço.

Esclareça Suas Dúvidas

O que é Atendimento On Line?
O Atendimento Psicológico on-line é um serviço de orientação profissional mediado pela Internet.
Esta modalidade de atendimento é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, através da resolução CFP nº 012/2005 – A integra da resolução em formato PDF, está disponível no Site do CFP – Conselho Federal de Psicologia, disponível neste Link: Resolução CFP nº 012/2005

Quais profissionais realizam o Atendimento On Line?

Os profissionais do Núcleo Psicologia habilitados para realizar os atendimentos nesta modalidade são:
Amanda Mendes Amude – CRP 106.891
Luís Carlos Fernandes – CRP 80.062 (*)
Márcia Emiko Shimoda — CRP 98.628
(*) Responsável Técnico
Você pode visualizar a apresentação dos profissionais aqui.

Quem pode solicitar o Atendimento On Line?
O atendimento é realizado somente para maiores de 18 anos.

Qual o Objetivo do Atendimento On Line?
O objetivo é atender a uma queixa específica de forma focada e breve, onde o profissional promoverá todos os esforços na resolução da queixa baseada nos preceitos e técnicas psicológicas regulamentadas.
Proporciona o esclarecimento de dúvidas e oferece a possibilidade de obter orientações práticas para a resolução do problema.
Este método se adequada às pessoas que por qualquer motivo não desejam ou possam participar de um processo psicológico presencial, no entanto, não visa sua substituição.

Existe diferença entre Atendimento On Line e Atendimento Presencial?
Sim.
O Atendimento Presencial, como o próprio nome prevê, é caracterizado por um processo dinâmico entre o cliente e o(a) psicólogo(a) em um espaço adequado para a consulta. Consiste de uma relação humana direta, frente a frente, impossível de ser reproduzida em um ambiente On Line.
As sessões presenciais fortalecem a relação terapêutica e a interação dos envolvidos em um nível mais profundo de conhecimento, construindo um espaço onde a atuação profissional pode propor intervenções que visam uma nova significação das questões que se apresentam como fontes de sofrimento para o indivíduo.

Quantas sessões podem ser realizadas através do Atendimento On Line?
A quantidade máxima será limitada em 20 (vinte) sessões.
A duração de cada sessão On Line será de 50 minutos, através de comunicadores instantâneos (Skype ou similar).
São responsabilidade e compromisso do profissional estar conectado e disponível exclusivamente para o atendimento durante todo o horário previamente acordado.

O atendimento On Line preserva o sigilo profissional?
O sigilo profissional é um ponto bastante importante no processo de atendimento psicológico. Ele é um direito do cliente e é garantido através do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
A integra do Código de Ética Profissional do Psicólogo está disponível no Site do CFP – Conselho Federal de Psicologia, disponível neste Link: Código de Ética Profissional do Psicólogo
É importante ressaltar que o atendimento psicológico On Line é mediado por outro veículo, no caso, o computador/internet.
Embora o conteúdo dos atendimentos seja mantido em sigilo pelo profissional, alertamos que o ambiente da Internet pode ser vulnerável, portanto sujeito a invasões.
Sugerimos aos usuários manter sempre um programa antivírus instalado e atualizado em seu computador além de manter ativado o firewall do sistema operacional.
Outra medida de segurança e sigilo quanto às informações dos atendimentos é atentar para o fato que os comunicadores instantâneos podem gerar um arquivo com o registro de todos os históricos de conversas efetuados. Caso o computador utilizado para o atendimento seja compartilhado com outras pessoas, sugerimos considerar a possibilidade de desabilitar o registro do histórico de mensagens.
Por fim, não recomendamos em nenhuma circunstância a utilização de computadores de lan house; cyber cafés; trabalho ou faculdade. O ideal é a utilização de um computador pessoal que disponha de todos os mecanismos disponíveis de segurança.

Como solicitar o serviço de Atendimento On Line?
Para solicitar o serviço entre em contato através da sessão Fale Conosco do site.
Após o recebimento do formulário pelo Núcleo, a queixa apresentada será analisada e, sendo possível o atendimento através desta modalidade o interessado (a) receberá um e-mail com as seguintes informações:
Orientação para agendar a consulta.
E-mail, telefone e demais informações do profissional responsável pelo atendimento.
Orientações sobre cancelamento, faltas e  reposição de sessões.
Instruções para o pagamento.

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Para Maiores Informações, consulte:

CFP – Conselho Federal de Psicologia
CRP – Conselho Regional de Psicologia – São Paulo
Resolução CFP nº 012/2005
Código de Ética Profissional


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