Date:25/04/2016

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde, responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, linguagem oral e escrita, da voz, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, entre outros. Atuam em uma ampla cadeia de especialidades, tais como:

Audiologia – Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

Linguagem – É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Motricidade – Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Voz – Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz (disfonias).

Especialidades:

Linguagem Oral

As primeiras palavras devem surgir por volta de 1 ano de idade; e as primeiras frases por volta dos 2 anos de idade. É comum as crianças falarem algumas palavras com trocas até uma idade apropriada; por isso, se a criança está demorando a falar ou está falando errado, leve-a até um profissional fonoaudiólogo para que sejam feitas uma avaliação e análise corretas de seu quadro fonológico. Além disso, deve-se manter atento não só às questões de fala, mas também às dificuldades de compreensão; seu filho entende suas ordens? consegue manter um diálogo com coerência e dentro do tema proposto?

Linguagem Escrita

O distúrbio de leitura e escrita é caracterizado pela dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita. Geralmente, são apresentados déficits tanto na decodificação fonológica quanto na compreensão da linguagem oral e/ou escrita. As manifestações são evidentes durante o aprendizado da mesma. Nos anos pré-escolares, podem aparecer sinais de dificuldades mais amplas de linguagem, tais como vocabulário pobre e uso inadequado da gramática. Nos anos inicias da escolaridade, podem também demonstrar dificuldades em manter a atenção e narrar fatos e acontecimentos, e problemas de compreensão do discurso.

Motricidade

A Respiração correta é a Respiração Nasal, porém, algumas crianças acabam respirando pela boca. Como causas principais podemos citar: impedimentos no nariz ou na garganta; flacidez dos músculos da face; presença de hábitos orais (chupeta e dedo), entre outros. A correção da respiração é importante para que não acarrete consequências como: hipotonia na musculatura facial; má postura; dentes tortos ou com mordida errada; déficits de atenção e concentração, bem como as funções mastigação, deglutição e fala sendo executadas de maneira incorreta.

Voz

As disfonias, popularmente conhecidas como rouquidões, podem ser causadas por diversos fatores como: abusos vocais (profissionais que utilizam a voz no trabalho por tempo prolongado e sem os cuidados necessários, pessoas que tem como vício falar em intensidade alta, gritos e risadas abusivas, entre outros); cigarro e álcool em excesso; imitações de vozes de personagens, choros e gritos abusivos e sonorizações durante jogos de videogame na infância, entre outros. Em todos os casos é muito importante recorrer a um tratamento de reeducação vocal, bem como reabilitação da patologia, uma vez que as alterações vocais, além de gerarem futuras complicações mais graves nas pregas vocais, também sejam desencadeantes para inúmeras situações de embaraço e constrangimento, com impactos emocionais e interativos.


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