Orientação Vocacional

O serviço de Orientação Vocacional e Profissional (O.V.P.) é uma modalidade de atendimento focado no processo de escolha da profissão e tem como finalidade facilitar o processo de escolha ocupacional/profissional, além de contribuir com subsídios para a formação de uma identidade profissional para aquelas pessoas que apresentam dificuldades no momento de fazer a escolha sobre qual profissão seguir ou ainda para situações onde haja uma necessidade ou desejo de mudar a carreira/profissão.

O trabalho pode ser conduzido tanto de forma individual, como em grupo, na clínica de psicologia ou em outro local (escolas, ONGs, instituições, etc…) que solicitem o serviço.

As principais diferenças entre Orientação Vocacional e Orientação Profissional, são:

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL é direcionada para adolescentes que pretendem ingressar numa área profissional e se encontram indecisos quanto à escolha do curso. Busca auxiliar o jovem no reconhecimento de suas aptidões e habilidades, por intermédio de reflexões, questionamentos e atividades que favorecem o autoconhecimento bem como o desenvolvimento de uma compreensão mais ampla entre as aspirações pessoais e a realidade oferecida pelo mercado de trabalho.

Esta modalidade também contempla um trabalho de apoio direcionado para a orientação de pais e/ou responsáveis, com informações sobre as fases da adolescência, mercado de trabalho, informações profissionais, com o objetivo de minimizar ansiedades e fantasias em torno da escolha profissional do filho.

O trabalho é realizado de forma individual ou em grupos entre quatro e seis participantes, durante doze encontros semanais, com duração média de cinquenta minutos cada.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL é focada em jovens, adultos e pessoas de meia idade que pretendem mudar de carreira ou se desenvolver mais na profissão, de forma a auxiliá-los na reflexão sobre sua profissão atual, valores e perspectivas futuras.

Os encontros são estruturados para favorecer uma compreensão mais rica entre as ambições pessoais e as possibilidades que podem ser exploradas diante de cada cenário particular. Além de estimular uma transição onde as conquistas já realizadas e os valores individuais possam ser preservados.

O trabalho é realizado de forma individual, durante doze encontros semanais, com duração média de cinquenta minutos cada, podendo ser estendido de acordo com a necessidade/interesse do participante.


Compartilhar